Um sistema de telefonia adequado às necessidades da empresa garante benefícios como redução de custos, eficiência operacional, produtividade da equipe, entre outros.
No entanto, apesar das vantagens de uma escolha acertada, o sistema de telefonia nem sempre é avaliado estrategicamente pelos gestores, gerando riscos financeiros e operacionais ao negócio.
Saiba mais: Como uma gestão de telecom eficiente reduz custos em empresas
A seguir, conheça quais critérios usar na avaliação da solução e do fornecedor do sistema de telefonia.
O que avaliar na escolha do sistema de telefonia?
Muitas empresas mantêm altos custos com telefonia em decorrência dos desafios relacionados à substituição de um parceiro comercial, ainda que uma solução mais moderna e vantajosa tenha surgido.
Veja também: Como fidelizar clientes investindo no bom atendimento?
No entanto, identificar o momento correto de encontrar um novo fornecedor é essencial não apenas por aspectos econômicos, mas também para garantir a própria operação e competitividade da marca. Saiba mais detalhes e veja quais pontos avaliar!
1. Identifique suas necessidades
Uma solução adequada é sempre aquela que considera as necessidades da empresa quanto à disponibilidade, volume de uso e particularidades do negócio.
Por exemplo, se a empresa precisa fazer muitas ligações internacionais, o sistema de telefonia escolhido deve atender à essa demanda garantindo qualidade e controle de custos.
Saiba mais: Sistema de telefonia: 5 vantagens para pequenas e médias empresas
2. Avalie o custo-benefício
O custo-benefício de um investimento em telefonia também está alinhado às necessidades identificadas pelos gestores.
Por exemplo, o investimento em uma solução completa e com disponibilidade para 10 mil ligações por dia, sendo que a empresa só faz 500 chamadas não se justifica.
O ideal é que a solução seja personalizada às necessidades da companhia, garantindo um custo menor e os benefícios almejados com o investimento.
3. Verifique a estabilidade
Quando o assunto é sistema de telefonia, um aspecto central da solução adotada é a estabilidade das chamadas. Isso porque a falta de qualidade da ligação e a necessidade de refação reduzem a produtividade da equipe e elevam os custos.
As soluções de telefonia digital via internet são cada vez mais opções para negócios de diferentes portes e segmentos devido à grande qualidade nesse quesito.
4. Lembre-se da mobilidade
Atualmente, o sistema de telefonia móvel é uma necessidade e realidade às empresas. Até porque, cada vez mais, elas precisam contemplar esse tipo de solução para atender ao dinamismo e mobilidade da comunicação atual.
Dessa forma, as soluções móveis também devem ser analisadas, verificando os custos relacionados a esse tipo de serviço, disponibilidade e qualidade.
5. Analise o suporte técnico
O suporte técnico da empresa parceira é um aspecto central, pois a qualidade desse serviço minimiza os períodos de instabilidade ou indisponibilidade e garante um funcionamento mais eficaz da solução.
Veja ainda: Gestão de telecom: principais KPIs para serem acompanhados
6. Verifique a experiência do fornecedor
A empresa deve prezar por contratar uma parceira com experiência, pois essa referência indica o profissionalismo no serviço prestado.
O PABX IP Virtual, disponibilizado pela D.lextel, por exemplo, garante redução de custos, melhora da performance e inteligência na gestão por meio de recursos como:
- Ligações entre escritórios e colaboradores gratuitas;
- Gravação de chamadas;
- Monitoramento da telefonia via web em tempo real;
- Softphone e Web Client;
- Geração de relatórios completos.
Saiba mais: Softphone: como funciona e principais vantagens
A D.lextel é uma provedora de soluções de comunicação especializada e atua com projetos personalizados garantindo o atendimento às necessidades do negócio.
Quer melhorar seu sistema de telefonia com profissionalismo e qualidade? Conheça aqui o PABX IP Virtual disponibilizado pela D.lextel.