As datas comemorativas são centrais no calendário dos varejistas brasileiros. Afinal, é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas. Mas os gestores devem ficar atentos aos processos para garantir a qualidade no atendimento.
São diversas as datas durante o ano que podem ser aproveitadas, como: volta às aulas, dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, Black Friday e Natal.
Veja, a seguir, a importância dessas datas comemorativas e também como garantir a qualidade no atendimento.
Saiba mais: Gestão de telecom: 10 boas práticas que sua empresa precisa seguir
Qual a relevância das datas comemorativas nas vendas?
Depois de observar queda nos resultados entre 2016 e 2017, o varejo brasileiro apresentou recuperação em 2018, com alta de 2,3%, segundo o IBGE. Para 2019, a expectativa voltou a ser positiva, principalmente com as datas comemorativas.
Apenas a Black Friday, realizada em 29 de novembro, resultou em R$ 3,2 bilhões de faturamento para o varejo online. O que representa um crescimento de 23,6% em relação à edição de 2018, de acordo com Nielsen.
Dessa forma, a data entrou definitivamente para o calendário de vendas do Brasil. E, juntamente com outras datas comemorativas, deve impulsionar o crescimento de 5,2% no varejo no ano, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O crescimento das vendas nesses períodos, apesar de positivo, aumenta o desafio em relação à manutenção da qualidade no atendimento ao consumidor.
Veja mais: Qualidade no atendimento: a razão é sempre do cliente?
Como garantir a qualidade no atendimento nesses períodos?
Devido à importância das vendas nos períodos de festas e datas comemorativas, os gestores devem ficar atentos à qualidade no atendimento. Afinal, esse aspecto não afeta apenas as varejistas, mas quase todos os negócios B2C.
O ideal é que, mesmo antes das datas, as empresas desenvolvam estratégias de atendimento e uma infraestrutura adequada que suporte o crescimento nos contatos.
A seguir, apresentamos algumas soluções que podem ser desenvolvidas pelos gestores visando à qualidade no atendimento e satisfação dos clientes.
1. Definição de processos
Inicialmente, os gestores devem avaliar quais são as demandas mais comuns em períodos comemorativos, como consultas do status do pedido e solicitação de trocas e devoluções.
A partir disso, é necessário desenvolver processos ágeis e claros para colaboradores e que sejam facilmente entendidos pelos clientes, minimizando contatos desnecessários e agilizando a resolução de demandas.
Leia também: Como fidelizar clientes investindo no bom atendimento?
2. Treinamento das equipes
O treinamento da equipe é um aspecto central para proporcionar uma experiência mais satisfatória.
Os atendentes devem atuar com empatia, dedicação, boa comunicação e conhecimento dos processos e ferramentas usadas. O que depende de uma capacitação prévia.
Veja ainda: Por que a motivação do funcionário é essencial para satisfação do cliente – descubra!
3. Tecnologia adequada
Por fim, a qualidade no atendimento durante as datas comemorativas depende da empresa atuar previamente com tecnologias adequadas que organizem e agilizem o atendimento.
O PABX IP Virtual, oferecido pela D.lextel, é uma solução de comunicação unificada que reduz custos, otimiza processos e facilita a gestão da telefonia na empresa.
Entre os recursos disponíveis, destacam-se a URA personalizada, que permite a gravação de mensagens específicas, e a organização de filas de atendimento, que agiliza os contatos e otimiza o tempo dos atendentes.
Leia também: PABX IP com monitoramento de chamadas: vale a pena?
Portanto, a qualidade no atendimento durante períodos comemorativos depende tanto da capacitação dos colaboradores, como também da disponibilidade de tecnologias adequadas, como o PABX IP Virtual.
Quer conhecer melhor a solução para atendimento ao cliente? Conheça o PABX IP Virtual oferecido pela D.lextel aqui!
Respostas de 3
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!