Gerenciar a infraestrutura e os ativos de organizações de qualquer porte é essencial para os bons resultados. Isso se faz ainda mais necessário nas pequenas e médias empresas, que precisam administrar o orçamento de forma a se manter no mercado e obter lucro. Neste cenário, a gestão de telecom é uma área fundamental.
Afinal, a gestão de telecom envolve o estudo, o planejamento e o monitoramento de todos os recursos incluídos nas telecomunicações de um negócio.
Como é de se imaginar, essa não é uma tarefa fácil, pois engloba diversas variáveis, mudanças a serem realizadas e controle constante do setor.
Porém, é essencial que a estratégia seja contemplada dentro dos processos, pois as despesas com a área costumam trazer grande impacto. Tanto para as finanças da empresa, assim como para a qualidade no atendimento prestado. O que inclusive faz toda a diferença na satisfação do cliente.
Quais fatores indicam que sua empresa precisa da gestão de telecom?
Caso você esteja em dúvida se o seu negócio realmente precisa estruturar uma gestão de telecom, veja alguns motivos que indicam essa necessidade:
- Falta de um inventário de telecom que contemple as linhas contratadas, aparelhos, políticas de utilização, gastos por área e outras informações que norteiam a tomada de decisão sobre o setor.
- Multas por atraso de pagamento de faturas, que denotam desorganização.
- Contratos de telefonia que não contemplam exatamente aquilo que a empresa precisa.
- Despesas acima do orçamento previsto, sinal de falta de um planejamento adequado.
Se a sua empresa se enquadra em uma ou mais situações, muito provavelmente seja a hora de implementar mudanças em relação ao setor de telecom.
Leia também: 5 dicas para otimizar a gestão de telecom e reduzir custos
Como fazer uma gestão de telecom assertiva?
Ao realizar a gestão de telecom de forma eficiente, é possível obter diversos benefícios. Por exemplo: redução de custos e aumento na satisfação do consumidor em relação ao atendimento oferecido.
Veja agora algumas dicas de como adotar esse gerenciamento na prática:
- Priorize a administração das telecomunicações da mesma forma como é feito com setores como os de finanças, compras ou vendas. Isso porque, além de a telecom estar entre os maiores custos de uma empresa, ainda é diretamente responsável pela qualidade do atendimento aos clientes.
- Desenvolva um inventário que contenha todos os detalhes citados, com o objetivo de obter um panorama completo de telefonia fixa e móvel de todos os departamentos da empresa. Assim, a gestão de telecom pode tomar decisões mais assertivas para evitar desperdícios de recursos.
- Faça um levantamento sobre os pacotes de telefonia já utilizados pela empresa. Desse modo, é possível renegociar os serviços e valores junto as operadoras e obter planos mais atrativos e econômicos.
- Invista em sistemas de telefonia que tragam redução de custos, ao mesmo tempo em que oferecem diversas funcionalidades para facilitar o dia a dia dos colaboradores e a gestão de telecom.
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