O cenário corporativo atual exige uma série de medidas a serem adotadas para as empresas se manterem sólidas e em crescimento. Isso faz com que os investimentos precisem ser assertivos para minimizar o desperdício de recursos e elevar a lucratividade. Neste aspecto, é fundamental realizar uma gestão de telecom eficiente.
Afinal, as telecomunicações são um dos recursos mais utilizados para o relacionamento com os públicos interno e externo. O que inclui colaboradores, fornecedores e clientes. Ou seja, o setor é um dos mais dispendiosos das organizações.
Porém, com o gerenciamento adequado, é possível fazer um controle minucioso de custos. Além disso, a gestão de telecom aumenta a produtividade das equipes e a qualidade dos serviços de telecomunicações.
Portanto, esta é uma área estratégica que merece atenção especial para trazer todos os benefícios possíveis e gerar economia.
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5 boas práticas para economizar na gestão de telecom
Ao adotar uma gestão de telecom eficiente, as empresas passam a entender se os investimentos em telefonia são bem utilizados e quais as possibilidades de corte. Assim, é possível otimizar os recursos gradativamente até atingir a excelência.
Mas como reduzir custos com telefonia de forma prática? Conheça dicas que irão ajudar a atingir esse objetivo:
1. Valorizar a gestão de telecom
Quando se fala em cortar despesas, a maioria das organizações tende a priorizar os custos envolvidos no marketing e vendas. Mas valorizar a gestão de telecom é tão importante quanto essa atitude.
Para isso, a empresa deve criar políticas e ações de conscientização para os colaboradores. Dessa forma, os funcionários compreendem a real importância de economizar com telecomunicações e os ganhos para o negócio a médio e longo prazo.
2. Desenvolva um inventário
Para que a redução de custos se torne realidade, é essencial que a gestão de telecom desenvolva um inventário do setor. Esse tipo de documento traz um panorama do funcionamento de telefonia móvel e fixa de todas as áreas da empresa.
Por meio da estratégia, é possível obter uma série de dados importantes. Por exemplo: as linhas que são mais utilizadas ou aquelas que se tornaram obsoletas e podem ser eliminadas. A consequência é uma tomada de decisão mais assertiva rumo a melhores resultados.
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3. Renegocie planos de telefonia
Outra ação da gestão de telecom para minimizar gastos é renegociar os planos com empresas de telefonia. Ao buscar opções menos onerosas por meio de pesquisas, a empresa passa a economizar todos os meses com taxas, tributos e planos. O que permite elevar a lucratividade.
4. Descentralize a telefonia e ofereça autonomia às áreas
Os setores de uma empresa precisam ter autonomia nas próprias linhas telefônicas. A descentralização pode até parecer contraditória. No entanto, por meio da ação, é possível ter controle dos gastos de cada área e impedir abusos nas contas de telefone.
Para que fique mais claro, imagine que o setor de produção, por exemplo, gastou mais do que o de vendas durante determinado período. Como normalmente os vendedores se utilizam mais do recurso, isso demonstraria uma inversão de prioridade de ligações. O que gera um alerta aos gestores.
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5. Invista em tecnologia
Uma das práticas mais importantes de uma gestão de telecom é investir em soluções tecnológicas de telefonia. Assim, é possível otimizar processos na mesma medida em que se reduz custo.
Neste sentido, o mercado disponibiliza algumas ferramentas bastante vantajosas, como o PABX IP Virtual. O sistema traz economia sob vários aspectos. Entre eles, estão:
- Redução de despesas com telefonia;
- Ligações gratuitas entre setores e escritórios;
- Minimização nos serviços de manutenção;
- Realização de chamadas de longa distância com tarifas reduzidas.
A D.lextel disponibiliza um PABX IP Virtual de última geração, capaz de auxiliar de forma significativa a gestão de telecom a reduzir custos, obter insights e elevar a performance do setor.
Confira as principais funcionalidades:
- Ligações gratuitas entre colaboradores e escritórios remotos;
- Gravação de chamadas internas e externas;
- Monitoramento e gestão de telefonia 100% via web e em tempo real;
- Softphone e Web Client, que possibilitam trabalhar de qualquer lugar;
- Geração de relatórios.
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Respostas de 6
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