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2 de janeiro de 2020

Como a tecnologia VoIP ajuda a reduzir custos com telefonia?

By Alex

Motivadas pelos novos comportamentos dos consumidores, muitas empresas que fazem atendimento ao cliente estão investindo na tecnologia VoIP como uma opção para reduzir custos e aumentar a eficiência do atendimento.

A sigla VoIP significa Voice Over Internet Protocol, traduzida como Voz sobre Protocolo de Internet. Resumidamente, a solução permite transformar sinais de áudio em dados digitais que podem ser transmitidos pela internet.

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A seguir, saiba como funciona a tecnologia VoIP e quais os benefícios que essa solução pode proporcionar à empresa.

Como funciona a tecnologia VoIP?

A tecnologia VoIP viabiliza a realização de ligações pela internet, sendo que demanda o uso de softwares que utilizam a tecnologia IP (protocolo de internet) para transmissão da voz e conversão dos dados.

Inicialmente, é preciso destacar que a adoção do VoIP exige o investimento em uma boa internet corporativa para suportar a transmissão dos pacotes de dados.

O uso da tecnologia VoIP pode ocorrer em diferentes canais, como de computador para computador, de computador para telefone fixo ou celular, ou por meio de um aparelho telefônico com adaptador IP.

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No primeiro caso, a ligação pode ocorrer utilizando softwares como WhatsApp, Facebook Messenger e Viber que são cada vez mais comuns entre os consumidores e ajudam a reduzir custos da empresa.

Também é possível fazer chamadas do computador para telefones tradicionais. Nesse caso, a voz é convertida em dados binários que posteriormente são transformados em sinal analógico que é recebido por telefones e celulares.

O uso da tecnologia VoIP é vantajoso principalmente quando comparado com a telefonia tradicional. Afinal, esta exige contrato com uma empresa de telecomunicação, cabeamento, contratação de linhas e conta com tarifas elevadas cobradas a cada chamada.

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Quais os benefícios para estratégia de atendimento da empresa?

Após conhecer como funciona o VoIP e como ele se diferencia da telefonia tradicional, é preciso identificar quais os benefícios que ele promove à empresa, principalmente ao reduzir custos. As vantagens da solução incluem:

  • Baixo custo: o VoIP apresenta menores custos por chamada com alternativas totalmente gratuitas, como a comunicação interna, e também menores tarifas para chamadas internacionais.
  • Segurança: a comunicação por VoIP é criptografada. Isso aumenta a segurança do atendimento e evita o vazamento de dados.
  • Mobilidade: a tecnologia VoIP pode ser usada em diferentes dispositivos. O que garante mobilidade e flexibilidade à solução;

Portanto, essas vantagens justificam o investimento na tecnologia VoIP, principalmente por empresas que identificam altos custos relacionados à telefonia tradicional, seja devido à comunicação interna como no atendimento ao cliente.

Veja mais: Tecnologia VoIP: o que você precisa saber antes de implementar na sua empresa

Como definir o parceiro ideal?

Para que os benefícios do VoIP sejam alcançados, é essencial que a marca defina um parceiro de confiança e com estrutura adequada para atender às demandas do negócio.

A D.lextel é uma empresa especializada que disponibiliza soluções para garantir que a companhia alcance os benefícios esperados ao investir na tecnologia VoIP. O PABX IP Virtual de última geração disponibilizado tem diferenciais como:

  • Ligações gratuitas entre colaboradores e escritórios remotos;
  • Gravação de chamadas;
  • Monitoramento em tempo real;
  • URA personalizada;
  • Segmentação em filas de atendimento;
  • Softphone e Web Client;
  • Correio de voz por meio do e-mail;
  • Videoconferência grátis.

Saiba mais: Como funciona o sistema de telefonia PABX IP Virtual?

Com essas vantagens, sua empresa gasta menos com telefonia ao mesmo tempo em que garante produtividade dos colaboradores, eficiência dos processos e satisfação dos clientes.

Quer investir em uma tecnologia VoIP de confiança? Conheça o PABX IP Virtual disponibilizado pela D.lextel.