A transformação digital é uma realidade cada vez mais evidente nas empresas. Afinal, aquelas que não se adaptarem podem estar fadadas ao insucesso, já que os recursos tecnológicos impactam diretamente a experiência do novo consumidor. Entre as soluções necessárias para auxiliar nas mudanças e melhorar a vida do cliente, estão a telefonia na nuvem.
Os recursos na nuvem permitem o armazenamento de dados na internet e estão se tornando mais comuns. Isso porque utilizam a estrutura já existente na rede. Assim, proporcionam redução de custos e permitem o monitoramento de dados.
Porém, antes de falar sobre a telefonia na nuvem e suas vantagens, é importante abordar os desafios que envolvem a transformação digital e as mudanças organizacionais.
Impacto da transformação digital na cultura organizacional
Apesar de serem fundamentais, as mudanças relacionadas à transformação digital em uma empresa, muitas vezes, são adiadas ou ocorrem muito vagarosamente. Isso se deve a uma série de fatores e, entre os principais, estão a cultura organizacional.
Afinal, de nada adianta implementar tecnologias disruptivas capazes de revolucionar processos se não houver uma modificação na mentalidade do negócio. Segundo a pesquisa global CIO Survey 2017, realizada com 980 CIOs de 23 países, a cultura organizacional é citada como principal problema por 56% dos entrevistados.
No entanto, mesmo conscientes da complexidade das mudanças, os gestores sabem a importância de realizá-las para a sobrevivência no mercado. Para isso, preveem os seguintes passos:
- 51% planejam realizar mudanças na cultura da empresa;
- 51% pretendem substituir ou adaptar sistemas das estruturas já existentes;
- 38% desejam aumentar treinamentos e capacitações da equipe para a nova cultura organizacional;
- 31% esperam ter orçamento disponível para investir em soluções de segurança.
Qual a importância da telefonia na nuvem neste processo?
Como mencionado, entre as inovações relacionadas à transformação digital no atendimento telefônico, estão a telefonia na nuvem. Essa solução se trata de um serviço que transfere toda a rede de telefonia de uma empresa para a internet.
Por utilizar uma estrutura já pronta, o recurso não precisa de componentes como PABX tradicional e cabeamentos. E nem necessita de manutenção de periféricos e hardwares.
Veja algumas vantagens de implementar a telefonia na nuvem na empresa:
- Praticidade: é possível acessar o sistema por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. O que permite mais mobilidade e realização de trabalho remoto;
- Redução de custos: ajuda a cortar gastos desnecessários por não haver tarifas nem taxas para chamadas de longa distância, de acordo com os horários de utilização. Além disso, não há custos adicionais para a comunicação entre filiais e gravação de ligações;
- Integração: é possível conectar a telefonia na nuvem com outros sistemas já implementados, como CRM e bancos de dados. Assim, há mais facilidade no compartilhamento de informações, diminuição de tarefas repetitivas e possibilidade de mensuração de resultados;
- Flexibilidade: pois os sistemas de telefonia na nuvem podem ser reestruturados facilmente conforme o crescimento do negócio.
Leia também: 7 vantagens do PABX IP para empresas
Como implementar o recurso na prática
Depois de ler até aqui, é provável que você esteja interessado em investir no recurso para otimizar resultados na sua empresa. Para fazer isso, é preciso contar com empresas especializadas em soluções de telefonia, com experiência de mercado e as melhores tecnologias.
A D.lextel oferece o sistema de PABX IP Virtual de última geração que possibilita controle total da telefonia e redução de custos de até 80%. Além de telefonia na nuvem, a solução possui outras diversas funcionalidades, como:
- Gravação de chamadas;
- Softphone e web client, que permitem total mobilidade;
- Solução completa de URA;
- Integração com recursos como chat, vídeo, e-mail e outros canais;
- Salas de áudio e videoconferência;
- Sistema completo de call center;
- Monitoramento 100% via web e em tempo real;
- Geração de relatórios.
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Uma resposta
Olá,
Gostaria de conversar sobre a solucao PBX Cloud, com o recurso IVR conectado a banco de dados