A tecnologia VoIP tem sido uma das principais escolhas de empresas que querem reduzir custos, ao mesmo tempo em que oferecem qualidade no atendimento. Um dos motivos é que, assim como em outros processos corporativos, as telecomunicações têm caminhado rumo à evolução.
Com o surgimento de novas tecnologias, como a IP, a maneira de se comunicar passou a mudar em ritmo acelerado. Por isso, é obrigatório acompanhar essas tendências de mercado para adotar as melhores práticas na empresa. Tudo a fim de otimizar a gestão de telecom, manter o negócio competitivo e aumentar os resultados.
De acordo com a pesquisa realizada em 2015 pelo Cetic.Br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), cerca de 30% das empresas brasileiras com acesso à internet já utilizavam a tecnologia VoIP nos processos.
Mas, afinal, o que a solução tem de tão importante e como implementar? Confira a seguir!
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Do que se trata a tecnologia VoIP?
Por mais que o recurso seja amplamente utilizado, é comum surgirem dúvidas sobre o funcionamento da tecnologia VoIP. A sua principal característica é a possibilidade de realizar e receber chamadas utilizando uma conexão com a internet.
Desse modo, a solução garante custos muito menores com telefonia e permite praticidade e mobilidade. Além disso, há uma série de funcionalidades que vão além da telefonia tradicional. Entre elas, estão:
- Realização de vídeo conferências;
- Encaminhamento de chamadas;
- Correio de voz;
- Identificação de chamadas;
- Possibilidade de envio de dados, como documentos, imagens e vídeos durante as chamadas.
Como adotar a tecnologia VoIP?
Implementar a tecnologia VoIP não é complicado. Porém, para que seja realmente eficaz, é muito importante seguir algumas etapas. Assim, é fundamental verificar quais as reais necessidades da empresa e analisar a estrutura atual para saber se são necessárias mudanças.
Veja os passos mais importantes na introdução do recurso:
- Mapeie os objetivos da empresa e suas necessidades. Para isso, leve em consideração a localidade, o número de funcionários alocados e remotos, os recursos e o crescimento esperado;
- Conte com uma equipe qualificada para o planejamento e aquisição da tecnologia;
- Avalie os custos e benefícios de cada operadora de tecnologia VoIP;
- Verifique a estrutura de rede da empresa;
- Analise se a largura de banda é suficiente para suportar a tecnologia;
- Utilize telefones IP, que foram desenvolvidos para se integrarem à tecnologia VoIP;
- Implemente a solução gradativamente.
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Para ajudar a sua organização a obter todos os benefícios que a tecnologia VoIP pode oferecer, a D.lextel disponibiliza um PABX IP Virtual de última geração.
O recurso permite otimizar processos, reduzir custos, maior facilidade e integração na comunicação interna, e maior qualidade do atendimento aos clientes. Tudo isso com um ótimo custo-benefício e planos personalizados para cada empresa.
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