tecnologia VoIP

Tecnologia VoIP: o que você precisa saber antes de implementar na sua empresa

tecnologia VoIP tem sido uma das principais escolhas de empresas que querem reduzir custos, ao mesmo tempo em que oferecem qualidade no atendimento. Um dos motivos é que, assim como em outros processos corporativos, as telecomunicações têm caminhado rumo à evolução.

Com o surgimento de novas tecnologias, como a IP, a maneira de se comunicar passou a mudar em ritmo acelerado. Por isso, é obrigatório acompanhar essas tendências de mercado para adotar as melhores práticas na empresa. Tudo a fim de otimizar a gestão de telecom, manter o negócio competitivo e aumentar os resultados.

De acordo com a pesquisa realizada em 2015 pelo Cetic.Br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), cerca de 30% das empresas brasileiras com acesso à internet já utilizavam a tecnologia VoIP nos processos.

Mas, afinal, o que a solução tem de tão importante e como implementar? Confira a seguir!

Leia tambémGestão de custos em TI: como reduzir despesas com telefonia

Do que se trata a tecnologia VoIP?

Por mais que o recurso seja amplamente utilizado, é comum surgirem dúvidas sobre o funcionamento da tecnologia VoIP. A sua principal característica é a possibilidade de realizar e receber chamadas utilizando uma conexão com a internet.

Desse modo, a solução garante custos muito menores com telefonia e permite praticidade e mobilidade. Além disso, há uma série de funcionalidades que vão além da telefonia tradicional. Entre elas, estão:

  • Realização de vídeo conferências;
  • Encaminhamento de chamadas;
  • Correio de voz;
  • Identificação de chamadas;
  • Possibilidade de envio de dados, como documentos, imagens e vídeos durante as chamadas.

Como adotar a tecnologia VoIP?

Implementar a tecnologia VoIP não é complicado. Porém, para que seja realmente eficaz, é muito importante seguir algumas etapas. Assim, é fundamental verificar quais as reais necessidades da empresa e analisar a estrutura atual para saber se são necessárias mudanças.

Veja os passos mais importantes na introdução do recurso:

  • Mapeie os objetivos da empresa e suas necessidades. Para isso, leve em consideração a localidade, o número de funcionários alocados e remotos, os recursos e o crescimento esperado;
  • Conte com uma equipe qualificada para o planejamento e aquisição da tecnologia;
  • Avalie os custos e benefícios de cada operadora de tecnologia VoIP;
  • Verifique a estrutura de rede da empresa;
  • Analise se a largura de banda é suficiente para suportar a tecnologia;
  • Utilize telefones IP, que foram desenvolvidos para se integrarem à tecnologia VoIP;
  • Implemente a solução gradativamente.

Leia também: Como a telefonia na nuvem ajuda no processo de transformação digital

Para ajudar a sua organização a obter todos os benefícios que a tecnologia VoIP pode oferecer, a D.lextel disponibiliza um PABX IP Virtual de última geração.

O recurso permite otimizar processos, reduzir custos, maior facilidade e integração na comunicação interna, e maior qualidade do atendimento aos clientes. Tudo isso com um ótimo custo-benefício e planos personalizados para cada empresa.

Além disso, realizamos todo suporte remoto, de modo a agilizar o atendimento e garantir a qualidade e o bom funcionamento dos serviços contratados.

Quer saber como aproveitar a tecnologia VoIP para melhorar a gestão de telecom e otimizar os resultados? Então, entre em contato com um de nossos consultores agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite a proposta preenchendo o formulário abaixo

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Serviços de interesse