A qualidade no atendimento é um dos fatores chave para a conquista e a fidelização de consumidores. Afinal, somente com boas experiências no relacionamento com a marca é possível garantir a satisfação do cliente e fazer com que ele continue interessado na sua empresa.
Para provar isso, segundo pesquisa da Accenture, 66% dos consumidores trocam de empresa em função de uma má experiência. Outro estudo interessante da Peppers & Rogers Group mostra que 81% das empresas com atendimento de excelência têm melhores resultados que a concorrência.
Mas, para atingir esses objetivos e cativar consumidores cada vez mais exigentes, é necessário desenvolver uma série de estratégias. Entre elas, estão disponibilizar um atendimento multilíngue. Isso porque o Brasil é um dos países que mais acolhem turistas e recebem visitantes de vários países.
Dessa forma, é preciso criar mecanismos para atrair e conquistar esse tipo de público. Logo, o atendimento em outras línguas é uma necessidade para melhorar a experiência do cliente. E uma equipe com diversidade étnica é fundamental neste cenário.
Veja como os colaboradores de outras etnias contribuem para aumentar a satisfação do cliente!
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Qual a importância do atendimento multilíngue para a satisfação do cliente?
Imagine que você é um estrangeiro que reside no Brasil. Ao ter alguma dúvida ou solicitação à empresa, entra em contato com o call center. Porém, não encontra a opção de uma língua considerada universal, como o inglês. Nesse caso, sua experiência dificilmente seria positiva, concorda?
É justamente por isso que o atendimento multilíngue é importante. Ao se relacionar com uma organização por meio das centrais de relacionamento, os consumidores esperam ser acolhidos. No entanto, quando não há uma linguagem familiar, isso se torna muito mais complicado.
Nesse sentido, é importante contar com um time de diferentes etnias. Assim, além de agregar novas culturas e processos à organização, os profissionais ainda colaboram significativamente para a satisfação do cliente.
Além disso, por ter oportunidade de trabalhar com sua língua nativa, automaticamente os colaboradores se sentem motivados e integrados socialmente.
O resultado é o comprometimento e a adesão ao escopo de trabalho. O que reduz o absenteísmo e a rotatividade de funcionários.
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Como aproveitar o máximo potencial do atendimento multilíngue?
Como você pode comprovar, investir em equipes multilíngues traz uma série de benefícios. Para aproveitar todo o potencial desses colaboradores, as empresas devem adotar estratégias para aumentar a capacitação do time e satisfação do cliente.
Entre essas ações, estão os treinamentos constantes a fim de mostrar as políticas brasileiras e as normas internas a serem seguidas. Na mesma medida, as organizações devem possibilitar que os funcionários expressem sua opinião. Assim, podem aproveitar os feedbacks para adequar os processos de atendimento.
Outra maneira de garantir a satisfação do cliente, seja no atendimento tradicional ou multilíngue, é por meio de um sistema de telefonia completa. Por meio de suas diversas funcionalidades, é possível monitorar as equipes e garantir o bom desempenho do setor.
A D.lextel disponibiliza um PABX IP Virtual que vai além das plataformas comuns. É uma solução de comunicação unificada que reduz custos, otimiza processos e permite a gestão total da telefonia das empresas.
Além disso, a solução pode ser executada no local ou por meio de computação em nuvem, conforme as preferências de cada organização.
Outra vantagem é que os clientes não necessitam de investimento inicial (somente internet). Isso permite redução de custo em telefonia fixa, troca de tecnologia analógica e digital para tecnologia IP.
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Por meio do sistema da D.lextel, as empresas ganham um importante diferencial relacionado à satisfação dos clientes.
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