A redução de custo de telefonia é o principal objetivo da maior parte das empresas. Afinal, o lucro está diretamente relacionado ao quanto é possível economizar com a gestão de telecom.
No entanto, apesar de ser a meta de muitos gestores, a redução de custo de telefonia depende de estratégias, investimentos em tecnologia e parceiros confiáveis. Entenda melhor a seguir.
Saiba mais: Como uma gestão de telecom eficiente reduz custos em empresas
Como promover a redução de custo de telefonia?
A redução de custo de telefonia depende de diversas fatores que, ao serem executados conjuntamente na empresa, promovem um controle dos gastos da operação.
1. Treinamento da equipe
Um dos primeiros fatores a ser destacados para gestores que buscam estratégias para reduzir custos operacionais é promover o treinamento da equipe.
Isso garante maior capacitação e produtividade do time. O que permite atender a mais clientes em menos tempo e reduz o tempo médio de atendimento (TMA), entregando uma solução satisfatória ao consumidor em menos tempo.
2. Relatórios de desempenho
Os gestores devem monitorar o desempenho dos colaboradores e os custos com telefonia. O acompanhamento dos custos evita gastos desnecessários e permite identificar custos atípicos ou acima do normal, garantindo uma resposta ágil da gestão.
Além disso, os relatórios devem fornecer informações relevantes à gestão, auxiliando na tomada de decisão.
Veja ainda: Gestão de telecom: principais KPIs para serem acompanhados
3. Tecnologia VoIP
A tecnologia VoIP consiste no uso de conexões com a internet para realizar o atendimento ao cliente ou mesmo conversas entre colaboradores e departamentos. O que garante a redução de custo de telefonia.
São diversas as práticas que podem ser adotadas usando a tecnologia, como:
- Videoconferências gratuitas;
- Redirecionamento de chamadas;
- Correio de voz;
- Identificação de chamadas;
- Transferência de dados (imagens, áudio, etc.).
As chamadas com conexão pela internet garantem agilidade e eficiência na comunicação interna, refletindo-se na otimização dos custos com telefonia do negócio.
Saiba mais: Tecnologia VoIP: o que você precisa saber antes de implementar na sua empresa
4. Fila de espera
A estruturação de uma fila de espera garante segmentar os clientes por grupos como por ramal ou departamento. O que reduz o tempo de atendimento visto que um atendente mais apto para resolver a demanda encaminhará o caso.
A fila de espera também reduz o tempo de espera dos clientes e garante uma experiência mais satisfatória.
Veja também: Como fidelizar clientes investindo no bom atendimento?
5. Sistema de PABX IP Virtual
Uma das principais soluções para redução de custo de telefonia é adotar um sistema de PABX IP Virtual, que permite diminuir em até 90% os custos de telefonia de pequenas empresas.
Além do impacto nos custos operacionais da empresa, o PABX IP ainda proporciona outras vantagens como monitoramento de chamadas, ramais, fila de espera, URA personalizada etc.
O PABX IP Virtual, disponibilizado pela D.lextel, é uma solução que garante esses e outros benefícios, pois inclui:
- Ligações gratuitas entre colaboradores e escritórios remotos;
- Gravação de chamadas;
- Monitoramento em tempo real por meio de um painel via web fácil e intuitivo;
- URA personalizada com mensagens de acordo com o dia e horário;
- Fila de atendimento para segmentar o público;
- Softphone e Web Client;
- Correio de voz por meio do e-mail;
- Videoconferência grátis.
Quer saber mais sobre o PABX IP Virtual oferecido pela D.lextel e as vantagens dele para o seu negócio? Acesse aqui agora mesmo e entre em contato conosco!