Investir na satisfação do cliente atual é muito mais rentável do que criar ações para a aquisição de novos consumidores. Isso é o que aponta o maior nome do marketing mundial, Philip Kotler. O especialista afirma que conquistar um novo cliente custa 5 a 7 vezes mais do que fidelizar os já existentes.
Outro dado interessante é de uma pesquisa da NewVoiceMedia. O estudo mostra que 50% dos consumidores procuram novamente uma empresa em que tiveram uma boa experiência.
Portanto, para fidelizar os clientes atuais e, consequentemente, ter melhores resultados, é essencial investir em estratégias eficientes. Quer saber como fazer isso na prática? Confira o nosso post e confira 7 dicas valiosas!
1. Conheça o seu cliente
O primeiro passo para garantir a satisfação do cliente é conhecê-lo profundamente. O motivo é que, hoje em dia, o atendimento deve ser personalizado, conforme as características e necessidades do público.
Assim, antes da criação de qualquer estratégia, é fundamental que a empresa faça um levantamento detalhado do perfil dos seus clientes.
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2. Crie uma experiência memorável
Uma das ações indispensáveis para elevar a qualidade no atendimento e fidelizar clientes é proporcionar uma experiência memorável. Isso inclui um relacionamento positivo em todos os canais de atendimento.
Para atingir este objetivo, é preciso trabalhar qualidades, como cordialidade, empatia, humanização e, ao mesmo tempo, conhecimento técnico.
Ou seja, é essencial treinar e capacitar os colaboradores. Além disso, vale a pena investir em sistemas que otimizem a rotina dos profissionais e os processos de atendimento da sua empresa.
3. Tenha produtos de qualidade
Ter preços competitivos é muito importante para as organizações. Porém, mais do que isso, é preciso que os produtos ou serviços oferecidos tenham qualidade. Isso certamente faz a diferença na satisfação do cliente e a sua fidelização.
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4. Demonstre preocupação com os clientes
Imagine a seguinte situação. Você faz uma compra em determinada loja e, ao precisar de suporte, encontra dificuldades no atendimento. Nesse caso, voltaria a procurar a empresa?
Muito possivelmente, a sua resposta é não. Portanto, uma das medidas mais importantes para a satisfação do cliente é demonstrar preocupação com suas demandas e procurar resolvê-las o mais rápido possível. Isso contribui diretamente para a fidelização.
5. Conceda benefícios aos consumidores
Quem não gosta de um bom desconto, promoção ou brinde? Essas ações são realizadas há um bom tempo pelas empresas, mas continuam em alta. Um exemplo é a utilização de programas de fidelidade.
É importante frisar que, nessa situação, as organizações devem oferecer vantagens reais para que tragam bons resultados.
6. Mantenha contato frequente
Para fidelizar clientes, as empresas devem criar estratégias para se manterem em sua lembrança. Isso inclui o contato telefônico, o envio de conteúdos relevantes, e-mails com promoções, entre outras ações.
Assim, é possível gerar relacionamentos sólidos. Como resultado, você será a principal opção no momento em que o consumidor precisar das soluções oferecidas.
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7. Monitore o atendimento e garanta a satisfação do cliente
A satisfação do cliente depende diretamente do modo como é tratado pelos atendentes de uma empresa. Isso quer dizer que é essencial criar mecanismos para monitorar o desempenho individual e das equipes de atendimento.
No caso do atendimento telefônico, canal de relacionamento preferido de muitos consumidores, é possível investir em um PABX IP Virtual. A solução traz uma série de funcionalidades, como monitoramento em tempo real e gravação de ligação.
Desse modo, a gestão obtém dados que irão ajudar na criação de novas estratégias e otimização das já existentes. Como é de se imaginar, isso se reflete na fidelização dos clientes.
A D.lextel disponibiliza um PABX IP Virtual de última geração, que vai muito além de um PABX tradicional. Entre os recursos, estão:
● Gerenciamento via web e em tempo real;
● Ligações gratuitas entre colaboradores e escritórios remotos;
● Gravação de chamadas;
● URA personalizada;
● Sistema de call center completo;
● Criação de filas de atendimento;
● Softphone e Web Client;
● Geração de relatórios.
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Respostas de 2
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