Atualmente, a satisfação do cliente está diretamente relacionada à capacidade da empresa oferecer um atendimento personalizado, considerando as particularidades do relacionamento do consumidor com a marca.
O atendimento personalizado depende de diferentes fatores, desde o uso de tecnologias adequadas no relacionamento com o cliente até a definição de processos mais eficientes. Saiba mais a seguir!
Veja também: 5 fatores essenciais para a qualidade no atendimento
Qual a importância do atendimento personalizado?
Muitos gestores questionam se a personalização realmente influencia tanto na satisfação do cliente. E, de acordo com a pesquisa da Segment, a resposta é sim!
No estudo, 71% dos entrevistados afirmaram sentir frustração com uma experiência impessoal no momento de compra e 44% comprariam novamente de uma marca que ofereceu um atendimento personalizado.
Além disso, a personalização tem um impacto direto na receita de acordo com a pesquisa:
- 49% dos consumidores já compraram produtos não planejados devido ao atendimento personalizado;
- 40% já compraram algo mais caro pelo mesmo motivo.
Verifica-se assim que os consumidores realmente esperam a personalização por parte das empresas, influenciando a interação com as marcas, o valor da compra e também a satisfação do cliente.
Leia mais: 7 táticas para melhorar a fidelização e satisfação do cliente
Como melhorar a satisfação do cliente em 6 passos?
De olho na importância do atendimento personalizado para a melhora dos resultados das empresas, destacamos 6 dicas que fazem a diferença na experiência do cliente. Confira!
1. Use o nome
A pesquisa “The Complete Guide to Dynamite Customer Care” verificou que as empresas só perguntam o nome do cliente em 21% dos atendimentos. Ou seja, em quase 80% das vezes o cliente é tratado de maneira impessoal, já que o atendente nem ao menos sabe o nome dele.
2. Tenha um programa de fidelidade
O programa de fidelidade propõe recompensas ao cliente fiel. O que em si já é um motivo para que o consumidor compre novamente. No entanto, ainda é possível personalizar as propostas.
Por exemplo, os descontos podem ser maiores naqueles produtos que o cliente compra mais vezes. Ou esses itens podem gerar um bônus adicional em compras futuras.
3. Faça atendimento humanizado
Um dos principais aspectos para gerar satisfação do cliente atualmente é investir em um atendimento humanizado. Isso significa perguntar se o consumidor está bem, ser empático com o problema apresentado, ter paciência, entre outras boas práticas.
Leia também: Como fidelizar clientes criando conexão emocional
4. Use o histórico de relacionamento
O histórico de relacionamento é um dos principais recursos de uma empresa quando usado corretamente. Ele permite que o operador saiba qual o serviço contratado, se houve alguma reclamação ou alteração recente, entre outros aspectos.
Dessa forma, é possível agilizar e personalizar o atendimento, pois informações importantes são facilmente acessadas pelos atendentes.
5. Resolva com agilidade
A agilidade na resolução de problemas é um aspecto fundamental para que haja satisfação do cliente com o atendimento.
Para isso, é importante que haja ferramentas adequadas de atendimento, uma equipe treinada e processos objetivos. Com isso, a demanda do cliente poderá ser rapidamente solucionada, garantindo uma boa experiência.
Saiba mais: Como criar a URA de atendimento personalizada e eficiente?
6. Adote um PABX IP Virtual
A tecnologia é determinante na qualidade do atendimento e, para isso, a empresa deve investir em soluções como o PABX IP Virtual.
O sistema de telefonia, disponibilizado pela D.lextel, se trata de uma plataforma multifuncional direcionada ao atendimento ao cliente do call center com recursos completos, como:
- Monitoramento em tempo real;
- Gravação de chamadas;
- Videoconferência grátis;
- Softphone e Web Client;
- Pesquisa de satisfação do cliente;
- URA personalizada;
- Relatórios completos da operação.
Veja também: 7 ocasiões que a gravação de ligação será útil para sua empresa
Com essa ferramenta, a empresa garante mais eficiência, agilidade, qualidade e redução de custos no atendimento ao cliente.
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Uma resposta
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gostei muito do seu site parabéns