Criar estratégias para otimizar a qualidade no atendimento é cada vez mais importante. Isso ocorre na mesma medida em que os consumidores se tornam mais informados, conectados e exigentes.
Neste cenário, as empresas que continuarem com os mesmos padrões e deixarem de se atualizar são candidatas a quedas nos resultados e ao insucesso. Até porque, hoje, muitos consumidores colocam a experiência vivida como o fator mais relevante para manter um relacionamento com a marca.
Segundo dados da American Express, 60% dos clientes já tiveram a intenção de realizar uma compra, mas desistiram em função do mau atendimento.
Outra informação interessante é de uma pesquisa da Bain & Company. O levantamento mostrou que um cliente é 4 vezes mais propenso a comprar de um concorrente se tiver problemas no atendimento, do que se a ocorrência for relacionada a preço ou produto.
Principais fatores que influenciam na qualidade no atendimento
Depois de ler até aqui, provavelmente, você está mais interessado em investir para aumentar a qualidade no atendimento aos consumidores. Afinal, não quer perdê-los para a concorrência, não é mesmo?
Neste caso, confira os aspectos que influenciam em uma boa experiência dos clientes para fidelizá-los:
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1. Emoções do cliente
Um dos fatores que influencia significativamente na qualidade do atendimento é o sentimento dos clientes.
Ao se deparar com atendentes cordiais e solícitos, a tendência é que todos os outros aspectos sejam analisados com bons olhos. Ou seja, emoções positivas passadas pelos colaboradores são capazes de gerar maior satisfação e, consequentemente, bons resultados em vendas.
2. Conhecimento do público-alvo
As empresas que buscam conhecer o público-alvo de forma estratégica têm muito mais chances de sucesso, quando se trata de qualidade no atendimento. Ao conhecer o perfil e as características dos consumidores, é possível criar ações para satisfazer as necessidades.
3. Treinamento de colaboradores
Os colaboradores são o principal ativo de uma empresa quando se fala em fidelização de clientes. Afinal, os atendentes são os responsáveis pelo bom relacionamento e pela resolução de problemas.
Por isso, uma das ações que não podem ficar de fora quando se busca oferecer qualidade no atendimento é a capacitação dos funcionários. Por meio do treinamento, as equipes conhecem as políticas organizacionais, as condutas indicadas e outras informações que irão contribuir para o bom desempenho.
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4. Transparência
Nada pior para uma empresa do que perder a credibilidade junto aos seus clientes. Isso ocorre, muitas vezes, pela falta de transparência no relacionamento.
E isso depende, em grande parte, de como as negociações são conduzidas, de forma com que o consumidor nunca se sinta enganado.
5. Tecnologia
Os recursos tecnológicos estão à disposição das empresas que querem melhorar a qualidade no atendimento. Entre as soluções mais impactantes para a sua operação, estão o PABX IP Virtual.
Com as diversas funcionalidades do sistema, a empresa torna o atendimento telefônico mais ágil, otimiza processos e garante o monitoramento constante do desempenho de operadores.
A D.lextel disponibiliza um PABX IP moderno e repleto de diferenciais, como:
- Gravação de chamadas;
- Criação de filas de atendimento;
- Ligações gratuitas entre colaboradores e escritórios remotos;
- URA personalizada;
- Monitoramento e gerenciamento via web e em tempo real.
Mas os benefícios não param por aí. Quer conhecer todos os recursos da solução que contribuem para a qualidade no atendimento? Então, entre em contato com um dos consultores agora mesmo!
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