Seja qual for o porte ou o segmento de atuação da sua empresa, a redução de custos certamente está entre os principais objetivos dos gestores. Afinal, quanto maior for a economia, maior será a lucratividade. Uma das estratégias mais eficientes neste sentido é contar com uma gestão de telecom eficiente e assertiva.
Isso envolve realizar mudanças estruturais e de processos por meio do estudo de variáveis e de um planejamento bem estruturado. Outro aspecto fundamental é a análise das despesas envolvidas e a administração das contas com telefonia de forma minuciosa.
Logo, fazer o gerenciamento do setor requer uma boa dose de tempo e esforços. Porém, é uma tarefa essencial para enxugar os custos, já que tarifas telefônicas costumam absorver uma parte considerável do orçamento.
De que forma a gestão de telecom contribui para a redução de custos?
As despesas com telefonia estão entre as maiores preocupações das empresas. E, costumeiramente, há um gasto excessivo na contratação dos serviços. Isso ocorre, por exemplo, em função de linhas sem utilização, taxas que não são revisadas e a falta de uma gestão de telecom adequada.
Porém, a partir do momento em que há um controle efetivo, os custos podem ser minimizados de forma significativa. Até porque, com o uso de indicadores estratégicos, é possível identificar desperdícios na operação e gargalos das telecomunicações.
Como resultado, os gestores conseguem otimizar processos e definir planos de ação para reduzir os gargalos ao máximo.
Leia também: Como a telefonia na nuvem ajuda no processo de transformação digital
Como implementar a gestão de telecom na prática?
Em muitos casos, as empresas mantêm seu sistema de telefonia sem uma administração eficiente pela falta de conhecimento sobre a gestão de telecom. Se esse for o seu caso, saiba que a tarefa pode se tornar mais simples do que parece por meio das ferramentas certas.
Primeiramente, é necessário definir quem serão os profissionais responsáveis por tal gerenciamento e quais as tarefas a serem executadas. Veja as atividades que impactam diretamente os seus custos:
- Desenvolvimento do inventário de ativos da empresa;
- Verificação mensal das tarifas;
- Identificação das formas de pagamentos;
- Análise da utilização dos recursos pelos colaboradores;
- Avaliação dos contratos;
- Análise da concorrência;
- Revisão de processos e implementação de boas práticas;
- Integração de sistemas para minimizar gastos.
Além disso, é importante verificar o custo-benefício oferecido por cada operadora e as soluções tecnológicas disponíveis para otimizar a gestão de telecom.
Conte com um sistema de telefonia completo
Neste cenário, um recurso que pode auxiliar de forma importante na redução de custos é o PABX IP Virtual. A D.lextel oferece uma plataforma completa, que vai além das soluções tradicionais.
Por meio de suas diversas funcionalidades, é possível gerar uma economia de até 80% nos custos mensais com telefonia. Confira os principais recursos:
● Ligações gratuitas entre colaboradores e escritórios remotos;
● Gravação de chamadas;
● Monitoramento de ligações via web e em tempo real;
● Áudio e videoconferência gratuitas;
● Softphone;
● URA personalizada para a criação de mensagens;
● Retorno automático de ligações;
● Integração com CRMs;
● Geração de relatórios baseados em indicadores de desempenho.
A gestão de telecom também economiza por não precisar investir em configurações web. Basta conectar o telefone IP da empresa à uma conexão de internet corporativa. Outra vantagem é que os planos podem ser feitos sob medida, conforme a necessidade da sua empresa.
E agora o que acha de investir em um PABX IP Virtual para reduzir os custos em seu negócio? Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores!