Já se foi o tempo em que o call center de uma empresa era um setor engessado, com discursos prontos e pouco humanizados. Hoje, para oferecer excelência no atendimento ao cliente, é necessário contar com estratégias para garantir a satisfação do consumidor.
Mas será que a sua empresa já está adaptada a este novo cenário, com clientes mais exigentes e conseguindo atendê-los de forma eficiente? Segundo pesquisa da Harvard Business Review, 89% dos gerentes de call center pretendem encantar seus consumidores.
No entanto, 84% deles afirmaram nunca ter passado por uma experiência encantadora. Logo, é fundamental rever processos e estratégias de forma a transformar o relacionamento. Só assim será possível proporcionar excelência no atendimento ao cliente.
Quer saber como tornar o atendimento cada vez mais satisfatório a ponto de melhorar os resultados da sua empresa? Acompanhe o nosso post!
5 boas práticas para a excelência no atendimento ao cliente
Por mais que seja necessário empreender esforços para oferecer excelência no atendimento ao cliente, a tarefa pode não ser tão complexa quanto parece.
Por meio de ações simples, é possível conquistar e fidelizar consumidores. Veja agora dicas simples e valiosas que irão ajudar a atingir a meta:
1. Utilize uma linguagem adequada
A adequação da linguagem utilizada pelos operadores é o primeiro passo para um atendimento de qualidade. Como dissemos, o antigo discurso utilizado pelos atendentes de telemarketing já não cabe nas expectativas do consumidor atual.
De acordo com o estudo Customer Rage, de 2017, os clientes estão altamente insatisfeitos com o atendimento. Neste contexto, 91% deles sente frustração, 84% desapontamento e 62% raiva.
Portanto, é necessário que a comunicação demonstre seriedade, porém esteja de acordo com o perfil dos clientes do seu negócio. Para descobrir qual a linguagem mais assertiva, é indicado conhecer o público-alvo de forma aprofundada.
2. Tenha empatia
A excelência no atendimento ao cliente depende, em boa parte, da empatia dos operadores junto aos clientes. Isso significa ouvir as suas necessidades, se mostrar solidário e pronto a resolver as solicitações com rapidez.
Ao mostrar que realmente se importa com as dúvidas, problemas e desejos dos consumidores, a empresa passa a ser vista com outros olhos. Até porque esses clientes se sentem mais valorizados. O que se reflete na conquista e fidelização de novos clientes.
Neste cenário, vale destacar as principais expectativas do consumidor no atendimento, segundo a Customer Rage:
- Assegurar que o problema não será repetido (63%);
- Colocar-se no lugar do cliente (53%);
- Ser tratado com dignidade (50%);
- Ter o problema resolvido (47%);
- Uma explicação pelo motivo do problema (43%).
3. Seja ágil
Quem nunca entrou em contato com uma empresa e ficou um tempo considerável na espera ou, ainda, o atendimento foi demorado. Claramente, essa é uma situação bem desagradável. Portanto, para proporcionar excelência no atendimento ao cliente, é fundamental agilizar os processos.
Para isso, é necessário fazer uma avaliação geral do setor e verificar se há gargalos atrapalhando o atendimento e a resolução de demandas. Então, a partir desse conhecimento, é possível trabalhar para sanar os obstáculos.
4. Monitore o atendimento
Para que os itens anteriores funcionem da melhor forma, é preciso acompanhar o atendimento prestado pelos colaboradores. Ao analisar os resultados em curto, médio e longo prazo, é possível identificar e corrigir erros no serviço.
Dessa maneira, com dados concretos, é possível buscar estratégias para que a excelência no atendimento ao cliente ocorra de fato.
5. Invista em tecnologia
Existem tecnologias valiosas que a sua empresa pode investir para proporcionar a excelência no atendimento ao cliente, como o PABX IP Virtual.
A solução oferecida pela D.lextel funciona como um PABX tradicional, mas agrega diversas funcionalidades que antes não eram disponibilizadas. Entre elas, estão:
- Distribuidor de chamadas;
- Gravação de conversas;
- Realização de conferências, escuta e sussurro;
- Gerenciamento do setor 100% via web e em tempo real.
A D.lextel auxilia a sua empresa a ter ótimos resultados com o atendimento telefônico por meio do PABX IP Virtual de última geração. O sistema reduz custos, ao mesmo tempo em que permite a gestão completa da telefonia.
O recurso conta com áudio e videoconferência, status de presença, softphone (aplicativo) para smartphones e computadores, chat e muito mais. E ainda: URA personalizada, criação de filas de atendimento, monitoramento online, gravação de chamadas e outros.
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Uma resposta
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